Tudo o que você precisa saber sobre Medicina Preventiva

O que é Medicina Preventiva?

Criado no século XX, o conceito de medicina preventiva surgiu com o intuito de mudar a prática médica, que antes disso era focada somente no tratamento de patologias.

A medicina preventiva é uma abordagem que busca evitar doenças e outros problemas de saúde por meio de medidas que possam antecipar ou minimizar riscos.

Em outras palavras, ela se preocupa em evitar que as pessoas adoeçam, em vez de apenas tratar os sintomas ou a doença já instalada.

Os médicos agem de forma proativa, trabalhando no tempo presente para eliminar riscos que apontam o surgimento ou até mesmo o agravamento de uma determinada enfermidade no futuro.

Na prática, a medicina preventiva estabelece cuidados diários que ajudam na promoção do bem-estar, como a realização de exames periódicos, adoção de uma dieta balanceada e saudável e a prática regular de exercícios físicos.

 O que faz um médico especialista em medicina preventiva?

Ele cuida de possíveis doenças mesmo antes de elas aparecerem.

Esse especialista está apto a atuar tanto em nível individual quanto coletivo, aplicando medidas que possam evitar o aparecimento de doenças ou minimizar seus efeitos. Entre os suas atribuições, estão:

  • Avaliação de riscos à saúde
  • Prescrição de medidas preventivas
  • Monitoramento da saúde
  • Orientação e aconselhamento

Quais são os níveis e tipos de medicina preventiva?

Primária

Trata-se do primeiro contato que o paciente tem com a medicina preventiva. Como foco principal evitar a doença por meio da recomendação da não exposição do paciente aos fatores de riscos.

Secundária

É quando se faz o diagnóstico da doença, em que o objetivo principal é agir imediatamente para conter o seu avanço. Com isso, mesmo que o paciente seja diagnosticado com uma condição, é possível impedir que ela evolua para quadros mais graves.

Terciária

Basicamente, o nível terciário se concentra na redução dos sintomas da doença para que as suas funções não sejam comprometidas.

Quaternária

A aplicação da etapa quaternária visa identificar o paciente com risco de excesso de medicação ou intervenção desnecessária, como cirurgias.

Benefícios da medicina preventiva

Prevenção de doenças

A medicina preditiva permite identificar pessoas com maior risco de desenvolver doenças antes mesmo de apresentarem sintomas.

Isso possibilita que os profissionais de saúde possam adotar medidas preventivas para evitar o aparecimento da enfermidade ou detectá-la em estágios iniciais.

Redução de custos

Enquanto isso, a medicina preditiva também pode ajudar a reduzir os custos de saúde a longo prazo, evitando o surgimento de doenças graves e crônicas que requerem tratamentos caros.

Além disso, a prevenção de enfermidades e a detecção precoce também podem reduzir os custos de tratamento e hospitalização, uma vez que muitos métodos de cura são mais eficazes em estágios iniciais.

Fidelização do paciente

Ao oferecer atendimento personalizado e focado na prevenção e detecção precoce de doenças, a medicina preditiva pode aumentar a fidelização dos pacientes.

Isso porque indivíduos que recebem cuidados de saúde pensados para o seu perfil se sentem mais valorizados e engajados na rotina de acompanhamento e bem-estar.

Atendimentos mais assertivos

Com a medicina preditiva, os profissionais de saúde podem oferecer atendimentos mais assertivos, evitando que os pacientes procurem somente em emergências.

Dessa forma, possibilita que os médicos e assistentes realizem diagnósticos mais aprofundados e personalizados.

 Você pode implementar a Medicina Preventiva na sua clínica?

A implementação dos recursos necessários nessa abordagem ainda são limitados por questões financeiras para algumas instituições, reduzindo a disponibilidade de cuidados de saúde preventivos personalizados para certos grupos de pacientes.

Mas a Medicina Preventiva deve ocorrer gradativamente na sua instituição de saúde, a partir da adoção de ferramentas e práticas que criem uma cultura de cuidados prévios entre os pacientes.

O hospital também deve ter a estrutura adequada para atingir seus objetivos, com equipes multidisciplinares treinadas e recursos inteligentes que auxiliem na análise de dados, diagnósticos e tratamentos mais assertivos.

Conheça as soluções da Medsol e conte com a nossa ajuda para a praticidade de qualidade do atendimento em sua clínica ou hospital! 

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Novidades

Posts Relacionados