O que é Gestão Médica?
A gestão é o pilar das organizações e através dela é possível gerenciar pessoas, processos, ativos e estratégias alinhados em um objetivo comum. A gestão impacta diretamente no atendimento dos pacientes, satisfação dos mesmo e no fluxo do hospital e afeta a todos.
Uma gestão bem-feita é aquela em que se administra os processos, pessoas, recursos e espaço físico da clínica de modo que os serviços sejam entregues com qualidade aos pacientes.
Podemos dividi-la em duas sessões: Estratégia e Planejamento.
Por estratégia entende-se o conjunto de decisões para extrair os melhores resultados a partir dos recursos disponíveis.
O planejamento, por sua vez, é a avaliação dos esforços necessários para executar as estratégias a fim de atingir os resultados esperados.
Para uma gestão excelente é necessário estar atento a três vertentes, são elas:
Gestão de Custos
Sem uma boa administração das finanças, não é possível seguir com as operações do consultório, pois não haverá recursos para dar continuidade a esses procedimentos.
Além disso, o controle financeiro é fundamental em qualquer empresa, mesmo nos centros de saúde e é o gestor médico que irá se responsabilizar por essas operações.
Gestão de Pacientes
Um atendimento médico de qualidade deve levar em consideração o histórico do paciente, para oferecer diagnósticos e laudos mais precisos e assertivos.
No entanto, nem todos os profissionais podem pesquisar esses históricos durante os atendimentos. Fica a encargo da gestão médica localizá-los e deixar tudo organizado.
Quantos mais organizado, mais o tempo será otimizado e assim terá mais pacientes satisfeitos e menos erros.
Use a tecnologia a seu favor
Para utilizar essa tecnologia nas rotinas médicas, é fundamental que a clínica tenha uma boa organização e seja capaz de integrar seus equipamentos, processos e colaboradores.
Com um ambiente estruturado, os profissionais e todo o consultório poderão aproveitar as vantagens que a telemedicina traz, mas apenas se suas rotinas estiverem devidamente alinhadas.
Gestão médica, pode ajudar mesmo?
Sim, a gestão médica é essencial para alinhar organização, qualidade e confiabilidade.
Para que o estabelecimento ofereça serviços de qualidade e segurança, sem apresentar possíveis riscos aos pacientes, é necessário que os cuidados com a gestão médica sejam redobrados, a fim de garantir que os processos funcionem de forma eficaz.
Isso também facilita a vida dos pacientes, que passam a desfrutar de um serviço de qualidade e direcionado ao seu bem-estar, assim como dos médicos e colaboradores, que, com os processos otimizados, podem se dedicar ao serviço com mais motivação e produtividade.
Sem uma gestão médica adequada, não é possível alcançar o máximo potencial em seus atendimentos e os hospitais, clínicas e consultórios deixam de funcionar de forma produtiva, já que seus processos não ocorrem como deveriam. Tudo isso compromete significativamente a qualidade do serviço.
Como aplicar a gestão médica na sua clínica ou hospital?
- Conhecer bem os pacientes: o seu público é essencial para traçar as melhores estratégias de administração.
- Organização da equipe: a definição das responsabilidades e competências de cada colaborador na gestão da clínica;
- Análise de pontos fortes e fracos na gestão:a análise de sua clínica como um todo, para saber quais processos precisam melhorar;
- Definição de metas:um planejamento que busca melhorias precisa ter esses objetivos bem desenhados;
- Planejamento de compras:envolve a organização do estoque e sua gestão financeira, para comprar o que realmente precisa, sem gastos desnecessários.
- Criação de uma identidade:a definição da missão, visão e valores da clínica, para que toda sua equipe possa trabalhar em consonância rumo aos objetivos;
Precisa de ajuda com a Gestão da sua clínica e não sabe por onde começar?
Entre em contato com a Medsol!